
Os cardeais entraram na Capela Sistina por volta das 11h30 de Brasília (16h30 no horário do Vaticano). Os 133 cardeais de todo o mundo, 108 deles escolhidos pelo papa Francisco, se reúnem na votação para escolha do novo pontífice.
O Conclave é um processo sagrado e milenar que escolhe o novo Papa e líder espiritual de mais de um bilhão de católicos em todo o mundo. Trata-se de um dos momentos mais significativos da vida da Igreja Católica. “O conclave não é apenas uma eleição: é uma profunda experiência de fé, oração e discernimento. Cada cardeal, ali reunido, carrega não apenas o peso da responsabilidade, mas também a esperança de milhões de fiéis que, espalhados pelos quatro cantos do mundo, aguardam com oração e confiança a escolha daquele que conduzirá a Igreja nos próximos anos”, disse o Cardeal Dom Damasceno que participou da eleição do Papa Francisco.
As 16h00 no horário de Brasília, a fumaça escura indicou que os Cardeais não chegaram à um acordo, quanto à escolha do novo Papa. O último Conclave, que elegeu o Papa Francisco durou 02 dias. Espera-se que nesta quinta-feira (08/05) a fumaça branca no alto da capela deverá indicar a eleição do no Papa.